Os Inúmeros sabores do Vietnam

Não ha nada melhor do que conhecer a cultura de um país do que provando sua culinária no próprio lugar, preparada por seu próprio povo e com ingredientes locais. Para os bons apreciadores da gastronomia asiática, a cozinha Vietnamita é uma opção bem aprazível e muitas vezes curiosa.

Se estiver planejando em ir para aqueles lados, e o Vietnam for um dos destinos, deve saber de algumas coisas antes de ir, sobre o país e sobre sua gastronomia. Planejando com um pouco de antecedência a viagem, pode-se tirar o maior proveito de suas cidades, praias, templos, montanhas e sabores. O primeiro que deve pensar é em pedir um visto que é obrigatório para entrar no país. Se você mora longe da Embaixada (que fica em Brasília), uma boa opção é pedir o visto pela internet, de maneira rápida e fácil. Uma vez obtido o visto para o Vietnam, deve traçar um roteiro com os seus principais interesses, podem ser interesses históricos, de lazer, por exemplo, na sua bela e vasta costa ou mesmo gastronômico.

Caso se encaixe na ultima opção passamos aqui algumas experiências gastronômicas que devem estar no seu roteiro. Alguns ingredientes sempre presentes são o molho de caldo peixe, coentro, a lima, arroz (em diversos tipos de massa), gengibre, menta, pimenta entre outros. Em geral é uma culinária muito saudável, pois usa muitos vegetais frescos e pouca gordura no seu preparo.

Pratos como Nem Coun são muito parecidos com os rolinhos primavera e muito mais saldáveis, pois essa versão não é frita e usa ingredientes frescos e vegetais crus(massa de arroz, algum tipo de carne de porco ou camarão, cenoura, coentro), o que o dá um sabor mais intenso de seus ingredientes e muito crocante. O Bun Bo é a sopa mais conhecida do país, muito saborosa, leva um caldo claro (brodo) de carne, massa de arroz (que é mais leve que a massa de farinha e ovos) e vegetais com carne; deixa no paladar o equilíbrio de uma incrível mistura de salgado com agridoce, acido (do limão) e picante.

Para os que gostam experiências fora do normal existem opções para todos os gostos. Quem tem o dom de cozinhar ou curiosidade, pode fazer cursos rápidos para turistas de culinária vietnamita, disponíveis nas principais cidades e de duração curta (geralmente um a dois dias). E para os que são mais audaciosos podem provar as iguarias da culinária do país, como morcegos, cachorro (politicamente incorreto no ocidente), tarântulas e o famoso banquete de cobra que pode ser provado em Le Mat (Vila das cobras) pertinho da capital Hanoi.

Seja qual for seu tipo de paladar, seguramente vai se surpreender com a diversidade de sabores, cores, cheiros e temperos do Vietnam, em uma viagem inesquecível em todos os sentidos.