Vietnam e os encantos do Sudeste Asiático

Quando falamos no Vietnam, logo a primeira lembrança que nos remete é a longa guerra do país com os Estados Unidos. Sim, aquela visão dos filmes que mostram uma guerra dura e que ainda é sentida no país e com suas marcas ainda muito presentes. Mas os vietnamitas são um povo que sabe sorrir a pesar do passado de dor. É um país de natureza exuberante, cultura marcante e gastronomia peculiar. Em outras palavras uma grande surpresa para o viajante.

Antes de fazer as malas damos alguns lembretes importantes como pedir o visto de turistas para o Vietnam , programar um seguro de viagem e planejar um roteiro flexível para entender bem a cultura local e o que cada lugar no país tem pra oferecer. Sugerimos um roteiro flexível, pois se você está viajando sozinho é bem provável que conheça pessoas interessantes que mudem totalmente a rota do seu roteiro, levando você a conhecer lugares que não havia planejado. Quando isso acontece, deixa sua viagem com uma marca de aventura, e o Vietnam é um país que te convida a aventurar-se por suas praias, templos e natureza de um verde inigualável.

Viajar para a Ásia é relativamente barato, pois os custos para comer e estadias não são exorbitantes como em nosso próprio país. A parte cara de uma viagem para a Ásia é a parte dos voos, que podem ser um problema por seus altos custos e muitas conexões de vôos. Mas uma vez lá, tudo mais num geral não é caro. Em uma viagem ao Vietnam combinada com Tailândia, Laos e Cambodia pode ser a opção para aproveitar e conhecer outros lugares e compensar os altos valores dos voos.

Ao Norte você encontrará forte influencia chinesa tanto na culinária como na arquitetura. Um turista que não esteja avisado pode se surpreender em Hanói, a capital do país, por sua mistura de antigo e moderno. Hanói é uma cidade que esta absorvendo as fortes influências da modernidade, e mistura uma paisagem de templos com prédios altos com cara de ocidente. O frenético vai e vem das motos, sempre carregadas de pessoas ou de cargas, comerciantes sentados no chão vendendo de tudo, caos e cores por todos os lados. No centro do país a estrela é Hoi Na, com suas praias, faroletes que iluminam e dão charme á suas ruas e seu centro histórico considerado patrimônio da humanidade, imperdível. A caminho do Sul, está Ho Chi Minh ou como se chamava antes e ainda conhecida como Saigon. Uma cidade grande, super populosa, que foi colônia francesa, com arquitetura bem ocidental e culinária que é uma delicia.

Assim que se está planejando ir ao Vietnam, com certeza será uma viagem inesquecível, por suas cores, sabores e paisagens, a história por trás do sorriso de seu povo e seus templos. Um lugar para se conhecer sem sombra de dúvida.